XIV Congresso da Associação Pan-Ibérica de Academias Olímpicas
As actividades da nova edição da APAO começaram no dia 1 de junho nas instalações do Comité Olímpico Espanhol (COE) na Rua Arequipa, 13, Madrid. A cerimónia de abertura contou com a presença do Presidente do COE, Alejandro Blanco, que expressou o seu forte apoio às tarefas pedagógico-olímpicas das Academias e especialmente à instituição da APAO como a única entidade do género no mundo e oficialmente reconhecida pelo COI. No final da cerimónia, o Presidente do COE recebeu uma placa de reconhecimento da Associação e, por sua vez, entregou oficialmente um troféu do COE à Associação.
Nas sessões da manhã e da tarde, as actividades da sua academia no país durante o biénio anterior foram apresentadas por cada um dos congressistas presentes. A exposição de cartazes comemorativos dos cursos oficiais da Academia Olímpica de Espanha, a única do género, esteve patente na sala de sessões. A sessão final incluiu a apresentação do novo livro de Conrado Durántez: Los Juegos. Historia de las Olimpiadas, recentemente publicado por ocasião dos Jogos Olímpicos imediatos de Londres, bem como o selo comemorativo do Congresso com o carimbo postal do dia da emissão.
Tordesillas
A célebre cidade castelhana, situada a 180 km de Madrid, é famosa na história por ter assinado, em 7 de junho de 1494, o Tratado que tem o seu nome, acordado pelos monarcas católicos Isabel e Fernando de Espanha e D. João II de Portugal e pelo qual, com a arbitragem e a aquiescência do Papa hispânico Alexandre VI, se estabeleceu a esfera de ação das duas superpotências de então nos vastos territórios americanos recém-descobertos.
Os actos cerimoniais tiveram lugar nas históricas instalações da famosa Casa do Tratado e os Presidentes dos Comités Olímpicos Espanhol e Português, Alejandro Blanco e Vicente Moura, foram especialmente convidados a assistir à cerimónia. Nos diferentes discursos, foi destacado o simbolismo nacional, internacional e mundial de Tordesilhas como consequência do acordo histórico que constituiu um marco na diplomacia mundial e um exemplo de como evitar conflitos bélicos pela via da razão.
José Antonio González, presidente da Câmara Municipal de Tordesilhas, recebeu placas de reconhecimento dos dois presidentes dos CNE ibéricos, bem como uma outra da APAO.
Todos os presentes foram convidados a descobrir os tesouros culturais da cidade e a um suculento almoço no Parador, bem como a assistir à tarde à encenação das cerimónias do acordo do famoso Tratado, interpretadas pelos próprios locais vestidos com trajes da época, que numa cerimónia colorida, complexa e cativante, com desfiles, paradas militares e encenações protocolares recordaram o dia histórico. Os membros da APAO, da varanda dos Paços do Concelho, assistiram ao desenrolar dos acontecimentos.
Receção por S.M. Rainha Sofia
Por mediação do Comité Olímpico Espanhol e do Presidente Alejandro Blanco, foi solicitado à Casa Real uma audiência com os delegados da APAO e, na ausência de S.A.R. o Príncipe das Astúrias Don Felipe, Presidente Honorário da Academia Olímpica Espanhola, foi S.M. a Rainha Sofia que proporcionou aos delegados do Congresso a receção solicitada.
A Rainha Sofia, que é uma conhecida entusiasta da cultura, do desporto e, sobretudo, dos Jogos Olímpicos, concedeu uma entrevista muito agradável aos delegados do Congresso, acompanhados pelo Presidente do COE, Alejandro Blanco, interessando-se pelas actividades das academias de cada país, bem como pelas suas realizações nas suas tarefas olímpicas e pedagógicas. Alejandro Blanco entregou a
S.M. lembranças olímpicas dos próximos Jogos de Londres 2012 e Conrado Durántez mostrou-lhe várias publicações da Academia Olímpica Espanhola para escolas, bem como uma placa emotiva dedicada em nome da APAO.

















