XVIII Congresso da Associação Pan-Ibérica de Academias Olímpicas

XVIII Congresso APAOPor decisão unânime no XVII Congresso em Bogotá, foi acordado que o XVIII Congresso da Associação teria lugar em Espanha, devido à dupla circunstância do meio século de aniversário da fundação da Academia Olímpica Espanhola (AOE), a primeira do seu género no mundo, bem como do trigésimo aniversário da existência da APAO.

De 14 a 17 de maio, realizou-se na sede do Comité Olímpico Espanhol (COE), em Madrid, o XVIII Congresso da Associação Pan-Ibérica de Academias Olímpicas (APAO), organizado pela Real Academia Olímpica Espanhola (RAOE) e no qual participaram representantes das instituições olímpicas dos países de língua espanhola e portuguesa da Europa, América e África.

Após a inauguração pelo Presidente do Comité Olímpico Espanhol (COE), Alejandro Blanco, o Congresso começou com o relatório de actividades do Presidente, Conrado Durántez; do Secretário-Geral, Pablo Galán; da Tesoureira, Victoria Ibarra; e do coordenador das academias de língua portuguesa, Luis Gomes da Costa.

Durante o Congresso, foram colocados à disposição dos delegados exemplares da coleção bibliográfica da Real Academia Olímpica Espanhola e foram também apresentadas duas novas publicações:

  • A Associação Pan-Ibérica de Academias Olímpicas, (2ª edição).
  • Teodósio I o Grande e os Jogos de Olímpia.

Uma exposição com os cartazes de todas as sessões da RAOE, dos congressos dos Centros de Estudos Olímpicos de Espanha e dos congressos da APAO e outra sobre a vida e obra de Pierre de Coubertin estiveram patentes durante este Congresso. Para além disso, um busto de Pierre de Coubertin e uma réplica da estela de mármore em honra de Lucius Minicius Natalis, campeão hispânico nos Jogos da Antiguidade, presidiram às sessões.

Uma das actividades que suscitou maior interesse por parte de todas as delegações foi a conferência conjunta de Cristóbal Colón de Carvajal (20º descendente do Almirante Cristóvão Colombo), Duque de Veragüa, e de Conrado Durántez, sobre: “México 1968, o primeiro fogo olímpico pan-ibérico”.

A Academia Olímpica da Colômbia apresentou, em formato digital, o livro de Actas do XVII Congresso da APAO que acolheu em 2016 e que pode ser descarregado no seguinte link:

Foram também particularmente interessantes várias propostas apresentadas pelos participantes no plenário. Entre elas:

Concordar, por aclamação, em aceitar as candidaturas de Angola 2020 e El Salvador 2022 para a celebração dos próximos congressos da APAO.

Estabelecer uma plataforma web para colaboração e intercâmbio de projectos e actividades entre as academias nacionais que possa servir também como ferramenta educativa e bibliográfica.

Tomar as medidas necessárias para criar novas Academias Olímpicas nos países que não as têm e reincorporar na APAO aqueles que, por várias razões, deixaram de participar nas reuniões.

Finalmente, o Congresso foi encerrado pelo Presidente do COE que aproveitou a oportunidade para entregar um presente à APAO para celebrar o 30º aniversário da sua criação.

Assistente das Academias Olímpicas Nacionais

Angola: Gustavo da Conceiçao.
Argentina: Silvia Dalotto.
Cabo Verde: Maria Eduarda Vasconcelos.
Colômbia: Germán Anzola, Jaime Cortés e Alberto Ferrer.
Costa Rica: Henry Núñez.
Chile: Jaime Agliati.
Equador: Liza Portalanza.
Espanha: Conrado Durántez e Pablo Galán.
El Salvador: Eduardo Palomo Pacas.
Guatemala: Gerardo Aguirre e Fernando Cáceres.
Guiné Equatorial: Rocky Marciano.
México: Carlos Hernandez.
Moçambique: Alberto Graziano.
Paraguai: Alfredo Coello e María Inés Sarubbi.
Portugal: Tiago Viegas, Aníbal Justiniano e Luís Gomes da Costa.
Porto Rico: Pedro Córdova.
Uruguai: Alfredo Etchandy.

XVIII Congreso 1
XVIII Congreso 1
XVIII Congreso 2
XVIII Congreso 2
XVIII Congreso 3
XVIII Congreso 3
XVIII Congreso 4
XVIII Congreso 4

Organização Oficial Reconhecida

Login Form

Direitos de autor © 2025 Asociacion Paniberica de Academias Olimpicas. Todos os direitos reservados. Designed by JoomlArt.com. Joomla! é um software livre produzido sob a licença GNU GPL.